Translate Google

terça-feira, 28 de maio de 2013

Caso Bolsa Família - CAIXA.

Oposição reage à patranha da CEF e do Planalto; Aécio cobra desculpas de Dilma; parlamentares pedem a cabeça de presidente do banco. Ou: CEF pertence ao Brasil ou ao PT?
Líderes da oposição reagiram à patranha federal armada pela CEF, pelos ministros Maria do Rosário (Direitos Humanos) e José Eduardo Cardozo (Justiça) e pela própria presidente Dilma Rousseff. Já está claro como a luz do dia que a corrida para sacar os recursos do Bolsa Família decorreu de uma ação da direção do banco, que antecipou os pagamentos de maio, sem prévio aviso, e permitiu a fermentação de um coquetel de boatos, incluindo o suposto pagamento de um extra, de um bônus — versão que, embora falsa, se mostrava verossímil porque se tornou disponível um dinheiro antes da data agendada. Rosário, com a responsabilidade e pertinência costumeiras, acusou as oposições. Cardozo e Dilma foram mais sutis, apontando conspirações… E os responsáveis estavam na… Caixa Econômica Federal.
O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), cobrou desculpas da presidente Dilma, segundo informa a  Folha:
“O presidente da Caixa omitiu a verdade durante toda essa semana. Esperamos até uma convocação de rede pública de televisão, já que a presidente é tão afeita a essas convocações, que peça desculpas aos brasileiros tanto pelas acusações injustas e por aqueles que sofreram, segundo a presidente, um ato desumano (…) Cada vez mais claro é que houve uma ação descoordenada que levou a todo aquele tumulto e, o mais grave, que não foi assumida pela Caixa. Estamos voltando a ter versões oficiais de instituições seculares e que atendem a interesse do governo e não do país”.
Parlamentares da oposição se encontraram na manhã desta terça com Leandro Daiello, diretor-geral da Polícia Federal. Cobraram celeridade na investigação, informa o  Globo Online. “A ministra Maria do Rosário falou que a oposição estava por trás disso, então fomos lá pedir pressa e acesso às investigações”, afirmou o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP). “Em qualquer país sério do mundo ele [Jorge Hereda, presidente da CEF] seria demitido na hora. Isso é grave, é um crime. Ele pede desculpas e varre-se tudo para debaixo do tapete? Passou pelas águas do rio Jordão, está abençoado, não tem pecado?. É isso que se espera? Esse fato é grave e agora o governo quer minimizar”, disse Ronaldo Caiado (GO), líder do DEM na Câmara.
Para o líder do MD na Câmara, Rubens Bueno (PR), “o presidente da Caixa agiu com irresponsabilidade e incompetência”. E acrescentou: “Em todo esse episódio, o que não faltou foi mentira, falta de transparência. Não há dúvida de que o erro da Caixa, ao antecipar na surdina os pagamentos, contribuiu de maneira decisiva para a difusão do boato sobre o fim do programa do governo. Sem contar que os beneficiários ainda foram prejudicados com os tumultos na agências.”
Encerro
É importante reiterar aqui um dado fundamental nessa história toda: não fosse a reportagem da Folha descobrir a antecipação do pagamento, a mentira oficial contada pela direção da CEF teria prosperado, e a hipótese de uma tramoia, que a máquina petista já estava jogando nos ombros da oposição, teria prosperado.
A Caixa Econômica Federal é um banco público, não um banco do PT.
Por Reinaldo Azevedo

Daí me aparece um ex-barbudo,
que corre mais que o Usain Bolt 
do tema mensalão, dizendo que 
os "boatos" (que saíram, com
certeza, planejados para existir, 
nítido agora com comentários e 
análises esclarecedoras do 
Reinaldo Azevedo, com base em 
tudo o que ele e a Folha de SP 
apuraram) são ofensas para os 
pobres..(São uma ameaça para a 
reeleição, afinal perder votos de 
quem recebe esse benefício sem 
necessidade é arriscado,
não é mesmo senhor ex-
presidente??)

Infelizmente, os mais pobres, que
não tem acesso a informação, 
(principalmente sobre as 
palhaçadas do governo federal e 
seus aliados..e que recebem o 
benefício) vão votar (e ser 
ferramenta poderosa de voto) 
novamente nessa corja, visto que 
na corrida presidencial de 2014, 
esse tema será usado como 
motivo de campanha pelo 
"desgoverno" e certamente eles 
não terão o acesso a verdade 
sobre esse caso.....

Nenhum comentário: