Translate Google

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dia da Revolução Constitucionalista de 1932!

PAULISTAS VALOROSOS!!!

PAULISTAS QUE TANTO SE DEDICAM E OS QUE HISTORICAMENTE SE DEDICARAM A MANTER (EM LEMBRANÇA AOS QUE SE FORAM) ESSE PAÍS DE PÉ, COM SUOR, SACRIFÍCIO, DEDICAÇÃO E AMOR A TUDO O QUE FAZEM, AMANHÃ É O DIA DE MAIOR SIMBOLISMO PARA O POVO PAULISTA!!!!
9 DE JULHO, O DIA DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932!!
ORGULHO DE SER PAULISTA!!!!!

ONTEM, HOJE E SEMPRE!!!!
ESTADO DE SÃO PAULO, MINHA ETERNA CASA! QUE DEUS ABENÇOE A FAMÍLIA DE
TODO COMBATENTE QUE HONROU O ESTADO E QUE DEU SUA VIDA DEFENDENDO ESSE AMADO ESTADO E QUE ABENÇOE A TODOS OS PAULISTAS NATOS!!!!


VIVA SÃO PAULO!!!!!!!!!







SÃO PAULO SE RENDE, MAS VENCE!
Terminado o conflito, a liderança paulista se refugia no exílio, enquanto os paulistas computam oficialmente 634 mortos, embora estimativas extraoficiais falem em mais de mil mortos paulistas. Do lado federal nunca foram liberadas estimativas de mortos e feridos. Foi o maior conflito militar da
história brasileira no século XX.
Na versão do governo, a Revolução de 1932 não era necessária pois as eleições já tinham data marcada para ocorrer. Segundo os paulistas, não teria havido redemocratização no Brasil se não fosse o Movimento Constitucionalista de 1932. Porém, o término da revolução constitucionalista marcou o início do processo de democratização. A derrota militar entretanto se transforma em vitória política. Em 3 de maio de 1933 foram realizadas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte quando a mulher votou pela primeira vez no Brasil em eleições nacionais. Ao ver seu governo em risco, Getúlio Vargas dá início ao processo de reconstitucionalização do país, levando à promulgação em 1934 de uma nova
constituição como os revolucionários paulistas queriam. Nesta eleição, graças à criação da Justiça Eleitoral, as fraudes deixaram de ser rotina nas eleições brasileiras.
Getúlio, terminada a revolução de 1932, se reconcilia com São Paulo, e depois de várias negociações políticas, nomeia um civil e paulista para interventor em São Paulo: Armando de Sales Oliveira, participando, mais tarde, em 1938, pessoalmente da inauguração da avenida 9 de julho em São Paulo.
Durante o Estado Novo, os dois interventores federais em São Paulo saíram das hostes do Partido
Republicano Paulista: Adhemar Pereira de Barros (1938-1941) e Fernando de Sousa Costa (1941-1945) que havia sido secretário da agricultura do Dr. Júlio Prestes.
Durante a Revolução foram reavivadas as tradições bandeirantes do estado, saindo nas notas do dinheiro paulista, e em muitas publicações, as imagens dos principais bandeirantes paulistas.
Para os paulistas, a Revolução de 1932 transformou-se em símbolo máximo do Estado, a exemplo da Guerra dos Farrapos para os gaúchos. Lembrada por feriado no dia 9 de julho, a revolução é mais fortemente comemorada na cidade de São Paulo do que no interior do estado, onde a destruição e as mortes provocadas pela rebelião são ainda recordadas, e também, a revolução de 1932 é muito
relembrada nas regiões de divisa, onde se travaram os combates, especialmente no Vale do Paraíba
paulista.
No restante do país, o movimento, assim como a já citada Guerra dos Farrapos, é mais lembrado pela versão dos vitoriosos, a de uma rebelião conservadora, visando a reconduzir as oligarquias paulistas ao poder, colocando esta tentativa de volta ao poder como algo inaceitável, e de uma rebelião de velado caráter separatista, que são as versões predominante nos livros didáticos de história do Brasil.






QUE A LEMBRANÇA DESSES HERÓIS 

PERMANEÇAM SEMPRE, NO CORAÇÃO E 

NA MENTE DE TODO PAULISTA 

NATO!!!!!


http://netleland.net/hsampa/epopeia1932/revolucao1932.html

Nenhum comentário: